BROCHURA

PATRIMÓNIO CULTURAL

PATRIMÓNIO CULTURAL

Alambique de Aguardente

Descubra como se fabrica a bebida de excelência de Cabo Verde, o “grogue”, aguardente de cana-de-açúcar simples. Os métodos são fundamentalmente artesanais e quase toda a cana-de-açúcar é usada para a produção de grogue. A moenda da cana é efectuada em engenhos designados de trapiche ou trapitche, que podem ser encontrados nas localidades de Agua das Patas, Queimadas e Ribeira Prata.

 

Produção de Farinha de Pau (Farinha de Mandioca)
Sendo ela um produto típico da ilha, hoje a sua produção é muito reduzida devido à falta de chuvas. O seu fabrico, de forma artesanal, merece uma atenção especial por parte de todos aqueles que visitam o Vale da Fajã.

 

Mazurca 

A Mazurca é uma dança tradicional de origem polaca. Era frequentemente utilizada pelos compositores da Polónia da era romântica, como Chopin, Moniuszko ou Wieniawski. Chegou a Cabo Verde nos meados do século XIX. O ritmo adaptou-se ás Ilhas, resultando numa música e dança mais lenta do que a original polaca. Na Polónia já não se dança a mazurca, mas em Cabo Verde ainda hoje é dançada e tocada particularmente nas ilhas de St. Antão, S. Nicolau e Boavista.

 

Festas de Romarias

Em São Nicolau as festas de romarias mais importantes são as celebradas no mês de Junho – Santo António, que se festeja no dia 13, na localidade de Preguiçaa cerca de 8 km da Vila da Ribeira Brava; São João no dia 24 de Junho, festejado na localidade de Carvoeiros e na zona de S. João, na Cidade da Ribeira Brava e na localidade de Praia Branca, no município do Tarrafal; e São Pedro no dia 29, na Vila da Ribeira Brava.

Caracterizam-se ambas pela realização na véspera da luminária ou “lumnar” ao som de tambores e ritmo do “cola”(dança tradicional ao som de tambores). No dia, celebra-se a missa seguida de procissão, e almoço baseado em pratos tradicionais, designadamente “modje de capôde” e xerém. No período da tarde seguem-se actividades diversas, como corridas de cavalo, leilão de ofertas efectuadas ao santo e baile popular.

 

Carnaval

Nascido ou trazido ainda nos primórdios do sec. XX, foi crescendo, passando por fases diversas, de simples mascarados a grupos organizados, cantando alegremente pelas ruas da Vila da Ribeira Brava e não só.

A tradição diz que o Carnaval de São Nicolau se festeja durante três dias: sábado à noite, domingo e terça-feira, à tarde. Os grupos com mais destaque são o Copa Cabana e o Estrela Azul.